top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

Zerei Danganronpa V3

  • Foto do escritor: Koro- Sensei
    Koro- Sensei
  • 25 de abr. de 2021
  • 10 min de leitura

Duvido que alguém entrava nesse site e muito menos que liam meus post... Mas depois de muito tempo envolvida com Danganronpa eu finalmente encerrei essa jornada (por enquanto? Não sei...).

Adquiri o jogo para computador em 2019 e só fui zerar ontem (25/04/2021), foi uma jornada um pouco conturbada e queria escrever sobre aqui, principalmente por causa das teorias que publiquei aqui antes do jogo ser lançado e relendo elas depois de muito tempo ontem me deixaram bem surpresa! Enfim, chega de introdução.


Quando o jogo estava para sair em 2017 eu sai por completo do fandom, eu não queria receber spoiler, queria ter a chance de jogar o jogo no seu máximo de potencial e resolver os mistérios por mim mesma.... Porém, como demorei muito tempo para jogar eu recebi alguns spoilers e já vou deixar aqui quais:


-Quem era o Mastermind, Tsumugi Shirogane. Não lembro direito como foi, mas bastou eu ver uma imagem de cosplay no instagram que eu já liguei os pontos. Acho que era uma foto dela com a Junko. Triste, mas é. Desde o início eu sabia quem era...


-Outro spoiler que tomei e lembro certinho da ocasião foi de que a Kaede não é a protagonista, e sim o Saihara. Me contaram na escola logo depois de sair o jogo :(


-Sabia também do lance do Shinguji. Mas não sabia muito bem. Vi sem querer no instagram uma foto de cosplay dele sem a máscara com batom. E dizia algo sobre irmã.


-Outro que não lembro direito como recebi é a relação do Kokichi e Gonta e que o Kokichi matava o Gonta (de certa forma, spoiler errado, mas era o que acreditei por um bom tempo durante o jogo)


Acho que são esses os spoilers que recebi antes de jogar.


Então, em 2019 comecei a jogar mas por algum motivo parei quando achei a Angie morta e só voltei há uns 5 dias em 2021.


Então vamos para o que eu achei do jogo!!! Infelizmente, eu já não lembro muita coisa, e como eu demorei pra jogar também não lembrava direito dos jogos anteriores! Assim como as várias teorias que fiz aqui em 2017.



O jogo começa com Kaede a protagonista. Esse começo foi bem tranquilo, eu já sabia que em algum momento seria o Saihara então foi fácil identificar ela como a assassina. Mas achei um mistério bem divertido e inesperado. Pois o primeiro a morrer é o Ultimate ???. Que nas minhas teorias eu disse que não iria morrer até descobrirmos sua habilidade. Já começando fora do padrão. Muito bom! Afinal, esse jogo é bem fora do padrão. Vale ressaltar que constantemente durante minha gameplay eu ficava pensando nos padrões de Danganronpa e isso pode ter me atrapalhado bastante.


Certo, Kaede é a assassina e a primeira a ser executada. Dando espaço para Saihara o Ultimate Detetive. Já começa a evolução do personagem que é sem confiança em si mesmo mas está se esforçando para mudar com a retirada do boné (eu gostava muito do boné T^T ).


Sobre a Kaede ser a assassina.... Só consegui pensar no Poirot falando "As reticências". Spoiler do livro O Assassinato de Roger Ackroyd. Onde o narrador é o assassino. Nós acompanhamos o pensamento deles e confiamos neles mas tem as reticências... Coisas que o protagonista deixaram de nos contar.


Perdão pelas faltas de informação desse começo, eu realmente não lembro direito.


Ah! Temos novas funções nas Class Trials. Uma delas eu teorizei na minha analise do trailer, em que algum momento a classe seria dividida por divergência de argumentos. Legal! Hehe


Assim vamos para o Insect Meet and Greet do Kokichi... Kokichi.... Ah..... Passei muita raiva com esse muleque haha


Kokichi já começando sua manipulação de lider supremo e sua relação com Gonta. O mais inocente do grupo com o mais manipulador.... O que poderia dar errado? O que poderia ser evitado? Não sei, talvez os outros poderiam impedir que Gonta andasse com Kokichi? Isso poderia ter evitado um assassinato, que tal?

Enfim, essa foi um dos pontos que me fez passar mal com esse jogo que eu não posso influenciar a história haha (outro ponto é o Saihara, mas vou falar disso depois).


Saihara começa a treinar com Kaito, o personagem conforto do jogo. Na boa, tem alguém que não gosta do Kaito? Ele foi criado pra gostarem dele e por isso mesmo eu AFIRMAVA que ele ia morrer em algum momento. Ele ajuda o protagonista a crescer e por isso ele iria morrer em algum momento e destruir nossos corações. Nas minhas análises eu digo NADA sobre o Kaito haha engraçado isso, eu dava a mínima pra ele e acabou que ele é o personagem que eu mais admiro. Enquanto o Saihara caiu pra mim o Kaito subiu MUITO!


Aparecem mais laboratórios de pesquisa, achei muito divertido isso dos laboratórios. Mas ao mesmo tempo meio complicado, a escola é muito extensa. Me perdia muito lá haha Ainda mais porque não posso muito com jogos 3D.


Himiko, a personagem que imagino que muitos desgotam está em foco agora. E Ryouma morre. Essa foi uma trial divertida também, como todos tem álibis mas do nada ninguém mais tem por causa da Maki. Mas já começa um padrão desse jogo. Toujo foi a primeira a ser suspeitada e no fim ela era a culpada. O mesmo se repete no trial seguinte que nem quero comentar....


Mas com isso começa uma dualidade que eu comecei a bolar na minha cabeça. Kaede é a protagonista e ao mesmo tempo não é (mas faz parte da trolagem dos criadores rsrs), Toujo é a Ultimate Maid e ao mesmo tempo é a "Ultimate Primeira Ministra", Ryouma é Ultimate Tenista e também Ultimate Prisioneiro, Saihara é o protagonista e ao mesmo tempo não é. Em vários momentos Saihara é sobreposto por outros personagens. Kokichi é o Ultimate Líder Supremo mas pra mim ele era o Ultimate Mentiroso haha (Até agora não sei direito qual é a habilidade dele... Ultimate Palhaço?)


E então temos a revelação da Maki. Ela é a Ultimate Babá (mais fácil chamar assim) mas na verdade ela é Ultimate Assassina. Já temos uma boa lista de personagens com dualidade. E temos o trio alegria. Queria que o jogo todo fosse só de interações entre os três, Kaito, Maki e Saihara. Lindos!


E começa a lavagem cerebral da Angie...... Até o Keebo!!!!! Nesse momento eu percebi que gostava muito da Tenko (afinal, em 2019 comecei a praticar Aikido haha). E começa a história de ressurreição e Angie se tranca no seu laboratorio. Quem será que vai morrer? Angie, claro. E depois Tenko dentro da jaula, quem vai morrer? Tenko claro. Quem é o mais suspeito? Shinguji, claro. E tudo isso é o que realmente acontece.


Para a lista de personagens com dualidade entra a Angie Ultimate Artista mas mais que isso Ultimate Religiosa. E Shinguji Ultimate Antropologo e Ultimate Possuído (rs)


Mas o mais legal dessa parte é a colaboração do Detetive e da Assassina. Foi um toque muito legal no jogo. Mas é nessa parte que o Kaito começa a passar mal.... (Ultimate Doente? Ah, se tem Ultimate Prisioneiro por que não o Ultimate Doente?)


Ironicamente, quando jogava em 2019 e parei na morte da Angie, eu não estava esperando por outra morte. Mesmo esse sendo o padrão, 3 trial são duas mortes e um assassino meio doido. Achei genial o Monokuma e o espírito da irmã dele jogarem sal no Shinguji!


Então acaba a trial mais sem graça de todas...


Durante o jogo eu não parava de pensar em como o Keebo tava apagado!!! Nas minhas análises eu dizia o como ele seria importante! Mas mesmo assim, eu tinha certeza que ele ia se sacrificar. Ele ou o Kaito no próximo assassinato. O Keebo tem muita vibe de Ghundam e Ishigami (os que quase me fizeram chorar na franquia). Então tinha que ser uns do dois na quarta trial, que no padrão é assassinato. Mas não foi.


Foi a coação do Kokichi em cima do Gonta. Vamos devagar aqui. Depois da trial do Shinguji eu estava muito decepcionada com o jogo, mas tinha esperanças ainda. Ai veio essa trial em que Gonta mata Miu. Porque a Miu? Porque a Miu queria matar o Kokichi também? Até agora não entendo os motivos dela. Ela queria se sacrificar pelo grupo? Achando que o Kokichi era muito perigoso? Agora vem a quebra de expectativas do Kokichi revelando de antemão o culpado e isso foi magnífico! Eu adorei! E o que eu já mencionei acima, se todos sabem que o Gonta é meio burro, porque ninguem foi até ele ajudar com a ordem dos cabos do capacete? O Gonta perder a memória é culpa de todos! E o acesso ao veneno para "incrementar" a cena é culpa do Saihara. Assim como a "morte" do Kokichi! Ok, vamos com calma. Nesse ponto eu estava muito decepcionada com o Saihara. A forma como ele vê detetives é muito cruel. Ele não leu Poirot provavelmente. Poirot constantemente fala como detetives devem impedir o pior e não só chegar depois que o assassinato já ocorreu. E Saihara não se deu conta disso? Ele não poderia trancar seu laboratório e ficar de guarda igual a Maki fazia? Aaaaah! Muleque mole! Age! Não faça o que todos falam e seja jogado pra todo lado. Quem tem que ser jogado pra todo lado é a gente! E os outros personagens! Enfim, principal motivo que eu fiquei decepcionada com o Saihara. Ele deveria ficar de guarda no Kokichi! Não o Gonta!


E assim, Gonta é coagido pelo Kokichi a "livrar" os amigos do desespero que os aguardava..... Ah! Qual é?

Nesse ponto eu achei que os criadores ficaram com medo do peso que o assassinato do Gonta ia ter. Quando provaram que ele era o assassino eu fiquei MUITO TRISTE! Mas depois eles justificaram com o Gonta digital, dizendo que ele fez porque quis e porque queria livrar os amigos etc etc.


Na minha cabeça eu formei a narrativa de que ele ia defender o Kokichi que ia ser atacado pela Miu e só! Ele deu sua vida para proteger outra e acabou matando outra vida rs.


Mas enfim, é Danganronpa.... E essa foi a forma de sacrifício que usaram na trial 4.


E então caminhamos para um possível fim. Kokichi loucão. Criaram um antagonista dentro do jogo que não era o mastermind (eu já sabia disso :P ) e isso foi bem legal. Comparado com o que eu lembro dos outros jogos esse tem uma narrativa própria que não se limita aos padrões e nessa hora eu já respeitava muito mais o jogo. Ele segui a uma linha inusitada em que aparentemente não havia mais o que fazer, pra onde fugir. E então vem talvez o melhor mistério do jogo. Um mistério sem resolução, de quarto fechado em que apenas 2 pessoas estavam presentes. De certa forma um sacrifício, de certa forma um desejo de capturar o mastermind. Muito parecido com o DR2 e a morte do Nagito e da Nanami. Temos então um personagem muito legal e de grande destaque Kaito e Kokichi o "antagonista", que imagino que muita gente goste dele mas eu não muito.

Vale ressaltar que a ideia de mentira nesse jogo é muito boa. Consumindo mídias e livros, etc de mistério é muito difícil duvidar do testemunho dos personagens. E se for pensar na vida real, dificilmente alguém saberia dizer com detalhes o que aconteceu. Então o personagem do Kokichi é sim muito interessante. E a capacidade de mentir no jogo também.


Eu não queria aceitar a morte do Kaito. Mas por ele estar doente ele ia morrer de qualquer jeito. Adorei as interações dele e da Maki e fiquei muito triste por ela. E irritada pelo Saihara não ter ficado de guarda no laboratório dele e evitar que o veneno fosse usado!! Povo precipitado demais aff haha


De certa forma eu senti orgulho de mim, durante o jogo inteiro eu só ficava pensando em como eu queria que nada daquilo estivesse acontecendo e eles pudessem ser amigos normais... T^T Até o fim acreditei que eles pudessem estar vivos assim como o elenco de DR2...


Ah! É interessante como a idéia de pandemia foi prevista nesse jogo. Jogar na quarentena foi muito interessante! Ver aquelas imagens dos personagens usando máscara.


Sobre a 5 trial lembrei muito da 5 de DR2 em que o resultado foi baseado em uma suposição de que o Nagito, por confiar tanto no seu talento, ia conseguir fazer com que o "impostor" pegasse o troço com veneno (?) Não lembro direito. Mas esse do V3 é pura suposição, sem ter acesso ao corpo, não poder saber quem é o assassino e o morto. Mas de qualquer forma, esse tinha resolução e acabou com o Kaito sendo assassino cooperando com a ideia doida mas inteligente do Kokichi. E o melhor foi o Kaito não morrer como o Monokuma queria!!! Parabéns Kaito! Para mim você ainda ta vivo em algum lugar...


E assim partimos para conclusão e finalmente o destaque do Keebo!!! Uhuul! E isso eu acertei! Ele destrói a escola inteira e se destrói no final!! Eu não faço a menor ideia de como eu tinha chegado nessa teoria :P


Precisamos explorar a escola e descobrir os segredos. Depois de ver a porta do Amami eu deduzi que ele era o Ultimate Sobrevivente.... Mas vou explicar. Eu não pensei que ele era sobrevivente de Danganronpa especificamente, achei que ele era sobrevivente de guerra, ou pessoas que vão pro meio do mato sobreviver com o que tem e por isso ele foi capaz de sobreviver a outro Danganronpa, por causa da sua habilidade.


Um pouco diferente do que realmente era haha Mas enfim, tudo nesse jogo não era o que a gente pensava, nada, ninguém!


E ai vem a loucura e o plot twist. Eu ainda não sei como me sinto a esse final. Mas fugir do padrão (sobreviver apenas 3) e a bagunça organizada que foi realmente parece indicar que não haverá mais Danganronpa. Eles deram bronca na gente, por apreciar uma mídia que mata personagens cruelmente haha. Nos jogos anteriores a reposta era sempre a busca pela esperança e nesse até a esperança era descartada. Mas o melhor disso tudo é a mensagem que passaram, de que o mundo ficcional pode mudar o mundo real. O que é a mais pura verdade. Hoje em dia somos muito capazes de ter sentimentos reais por personagens. O tanto de pena e compaixão que sentimos a cada personagem querido que é executado em DR...


Me pergunto se os criadores tem medo do que criaram... Recentemente vinha pensando sobre o motivo de DR ter cenas tão "ecchi", cheguei à conclusão que era pra complementar a loucura do jogo. Mostrar que o jogo é "messed up" e que não devemos nos basear nele por nada, se render ao desespero por exemplo. Seria bem ruim influenciar os fãs dessa forma que foi como eles mostraram no final desse jogo. Os personagens cheios de ideais bonitos eram na verdade seres humanos sociopatas. Mas, através desses personagens que nos representam, eles esperavam nos mudar, mudar esse sadismo.


Não sei se era a minha vontade de na verdade os personagens estarem vivos ou se realmente não ficou muito claro, mas não entendi se eles ali, naquele momento, eram fictícios, como DR2 ou se eles em carne osso estavam em um lugar construído para isso atuando como os personagens.


Enfim, um jogo da franquia fora do padrão! Achei bem legal o real significado do V em V3. O final me fez gostar bastante do jogo. Mas eles deram essa bronca na gente mas eles são os verdadeiros assassinos (Team Danganronpa). Porque não poderia ser um jogo de realidade virtual? Se for ter continuidade à franquia, os próximos podem ser com essa ideia, e os personagens não morrem de verdade. A metalinguagem tava forte nesse final. E anular todo o universo criado, afirmando ser virtual, foi forte. E bom.


Acho que é isso. Provavelemnte vou lembrar de algo que não coloquei aqui. Mas cansei de digitar. Depois complemento. É isso! Até o futuro! Se for ter DR novo vou reler isso aqui. Foi uma jornada bem legal! Obrigada Danganronpa e Spike Chunsoft!


Me sinto mentalmente cansada depois de jogar... Preciso superar a franquia agora!











コメント


Arquivo
Procurar por tags
bottom of page